icon-weather

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025, 18h:26 - A | A

monitoramento

Sesp e Prefeitura de Nova Brasilândia definem implantação de 20 câmeras do Vigia Mais MT

Da Redação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Nova Brasilândia vão implantar 20 câmeras do programa Vigia Mais MT no município. A medida foi firmada após reunião realizada entre o secretário adjunto de  Integração Operacional (Saio), Fernando Augustinho de Oliveira Galindo, e o prefeito José Antônio Domingos na sede da Sesp, nesta quinta-feira (16.1).

O prefeito José Antônio destacou que o asfaltamento da MT-140, principal rodovia de acesso ao município, levou ao aumento do fluxo de veículos e pessoas. As obras de 91,13 quilômetros de asfalto novo na via foram executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) com investimento de mais de R$ 122 milhões.

"Nosso objetivo é levar mais segurança à população do município. O fluxo de veículos e pessoas aumentaram após a conclusão do asfaltamento da MT-140, que interligam a região ao norte do estado. A intenção é justamente evitar o aumento da criminalidade e estar preparado para oferecer maior segurança aos nossos moradores”, enfatizou. 

Na reunião, as autoridades e a equipe técnica do programa discutiram o encaminhamento para a prefeitura aderir ao Vigia Mais MT e novas estratégias para implantação das câmeras em busca de maior efetividade da função do sistema no município.

De acordo com o planejamento, serão disponibilizadas pela Sesp 17 câmeras fixas, um do tipo Speed Dome, além de duas Câmeras OCR, que possuem recursos de identificação facial e de veículos, que serão instaladas no perímetro urbano e rural do município.

As câmeras do tipo OCRs serão instaladas em dois pontos da MT-140. Com isso, será possível monitorar quem entra e quem sai do município pela única via de acesso a cidade.

Segundo o secretário adjunto, Fernando Agostinho, a instalação das câmeras no município permitirá o fechamento virtual da cidade, levando mais segurança aos moradores tanto da região urbana quanto rural, considerando que o município é um grande produtor agrícola.

“Além de prevenir, as câmeras facilitam e agilizam as investigações de delitos que possam ocorrer no município, melhorando o aparato de segurança pública a todos moradores da região. Além de desfrutar de maior segurança, a comunidade ainda terá uma redução significativa do tempo de resposta na solução de crimes”, explicou.

Comente esta notícia