O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7) que está "seriamente considerando" a imposição de sanções econômicas severas contra a Rússia, caso não seja alcançado um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia.
Trump, em sua rede social TruthSocial, destacou que a Rússia está intensificando os ataques à Ucrânia e declarou: "Estou considerando seriamente a imposição de sanções bancárias em grande escala, além de tarifas contra a Rússia, até que seja alcançado um cessar-fogo e um acordo de paz definitivo".
Ele também fez um apelo direto para que ambos os países, Rússia e Ucrânia, retornem à mesa de negociações: "À Rússia e à Ucrânia: venham para a mesa das negociações antes que seja tarde demais", disse.
Enquanto isso, na frente de batalha, autoridades ucranianas relataram ataques intensos, com a Rússia lançando 67 mísseis e 194 drones contra as infraestruturas de gás da Ucrânia. Apesar disso, 34 mísseis e 100 drones foram interceptados pelas forças ucranianas. Também houve bombardeios nas cidades de Kharkiv e Ternopil, que danificaram as infraestruturas da empresa estatal Naftogaz.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reiterou o pedido por uma trégua e afirmou que está disposto a trabalhar por um acordo de paz.