icon-weather

Domingo, 04 de Agosto de 2024, 22h:00 - A | A

ESPORTE E INCLUSÃO

Mato Grosso sedia campeonato nacional de esportes para surdos

Com apoio do Governo do Estado, campeonato aconteceu em três lugares diferentes ao mesmo tempo

Josemar Macena

Cuiabá recebeu neste fim de semana o campeonato brasileiro de esportes para surdos etapa Mato Grosso, com competições de Tênis de Mesa, Xadrez e Circuito de Vôlei de Praia. O evento reuniu atletas surdos de mais de 16 estados, destacando a importância do esporte inclusivo.

Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS) e apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e pela Central de Interpretação de Libras (CIL), o campeonato começou no sábado, dia (03.08) e encerrou neste domingo (04).  

O torneio de Xadrez,  que aconteceu no Paiaguas Pallace Hotel a categoria masculina foi a campeã sendo representada pelo estado do Paraná. Já no primeiro e segundo lugar feminino, o estado de Goiás ganhou as medalhas nacionais. 

Na categoria individual feminino de Tênis de Mesa, o primeiro lugar ficou com o estado de Santa Catarina, enquanto a medalha de prata foi para o Rio de Janeiro e o bronze com o Paraná. Na categoria masculino individual, o estado de São Paulo saiu vencedor com o primeiro lugar, seguido pelo Paraná em segundo e Minas Gerais com o terceiro. O evento aconteceu no ginásio esportivo Dom Aquino.

No vôlei de praia,  sediado no Reseva Beach Sports no bairro Santa Rosa, uma dupla do Nordeste, composta por atletas de Natal (RN) e Fortaleza (CE), conquistaram a medalha de ouro. No feminino, a vitória foi para a dupla composta com uma do Rio Grande do Sul e outra Paraná.

Isis Bortoluzzi, vencedora da categoria feminina ouro, destacou a dificuldade de competir em um clima diferente do que está acostumada. "A maior dificuldade foi o clima seco, o calor. Eu sou do Paraná e a minha companheira é do Rio Grande do Sul. Sentimos muito a diferença, mas graças ao nosso esforço conseguimos vencer essa medalha", afirmou entusiasmada.

Na categoria masculina, a dupla campeã ressaltou a emoção e o esforço necessários para conquistar a medalha. "É muita emoção para nós. Nosso objetivo em vir era ser campeão e a dupla foi muito boa. Conseguimos a medalha de ouro", declararam ao Candido News. 

O Candido News acompanhou o campeonato; veja fotos e vídeos.

WhatsApp Image 2024-08-04 at 20.25.04.jpeg

 

WhatsApp Image 2024-08-04 at 19.53.17.jpeg

 

WhatsApp Image 2024-08-04 at 20.00.12.jpeg

 

WhatsApp Image 2024-08-04 at 19.59.41.jpeg

 

Comente esta notícia