Terezinha do Carmo Ferreira, 73, torce pelo Mixto Esporte Clube há mais de 60 anos. Conhecida como Dona Tetê, a torcedora icônica acompanhou os altos e baixos do time durante a trajetória. Nesse período, fez dezenas de amigos e coleciona muitas histórias para contar.
Tetê relembra algumas delas e comenta com entusiasmo sobre a atual fase invicta do time no Campeonato Mato-grossense.
Quando era menina, aos 13 anos, começou a assistir o jogo do time alvinegro junto com uma amiga. Terezinha se lembra da que na época morava nas proximidades do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, e que tinha que passar por baixo de arames para assistir aos jogos.
As adolescentes, no entanto, foram descobertas por um parente que relatou o fato para a mãe de dona Tetê. A princípio, a matriarca teve uma reação negativa, mas com o tempo aceitou a ideia e deixou a filha frequentar o estádio na sua companhia. Com afeto, recordou o manto bordado com o escudo do clube feito pela mãe.
Apaixonada pelo time, a torcedora fanática acompanhou o Tigre da Vargas por todos os cantos do país. Em especial, se recorda de uma caravana que fez com outros 10 torcedores para Barra do Garças (508 km ao leste de Cuiabá). Na ocasião, o clube perdeu nos pênaltis. Na saída do estádio, quando os torcedores mixtenses eram escoltados pela equipe de segurança, um policial a questionou se ela chorava também quando a seleção brasileira perdia.
“Eu disse a ele que não. Não conheço ninguém da seleção brasileira, agora os meninos do Mixto eu conheço todos. Aí ele falou ‘nossa, que bonito’ (...) Aquele dia, chorei demais dentro da van. Eu já chorei muito por causa do Mixto, hoje é só alegria, graças a Deus”, relata a anciã.
A história da dona Tetê, assim, mistura-se com a do time alvinegro. A identificação é tamanha que a torcida organizada a homenageou, no final de janeiro, com uma bandeira estampando o seu rosto.
“Eu recebi essa homenagem com muito carinho. Fiquei muito feliz, porque eu jamais pensei que um dia eu ia ser reconhecida. Muitos recebem (a homenagem) depois que morrem. Eu recebi em vida, isso para mim foi gratificante”, emociona-se a torcedora.
Na temporada atual do campeonato estadual, o Mixto segue invicto e na liderança na competição com 15 pontos conquistados. São 4 vitórias e 3 empates. A próxima partida será disputada fora de casa contra o Primavera, no dia 22 de fevereiro. Terezinha vê com esperança o título do mato-grossense, que foi ganho pela última vez em 2008.
“Este ano está tudo ocorrendo bem, eu tenho certeza que nós vamos ser campeões. Na Série D, também vamos lutar para a gente atingir nosso objetivo”, finaliza.