icon-weather

Sábado, 04 de Janeiro de 2025, 22h:24 - A | A

REESTRUTURAÇÃO

Prefeito determina destituição da Associação de Feirantes do Mercado do Porto e cobra transparência na gestão do espaço público

Assessoria

Em visita técnica realizada na manhã deste sábado (4), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, determinou a destituição da Associação de Feirantes do Mercado do Porto (Mercado Antônio Moisés Nadaf) e reforçou a necessidade de transparência na gestão do espaço público.

Brunini destacou que a medida tem como objetivo restabelecer a ordem no local. “Recebemos até reclamações de que estavam pagando valores com permutas, com peixes, por exemplo. Isso me lembrou o caderninho do antigo Aquário Municipal. Esses métodos de gestão não podem continuar. Vamos exigir transparência no uso do recurso público e, principalmente, na administração do espaço”, frisou o prefeito.

Abilio pontuou que a Associação dos Feirantes exercia um poder paralelo à administração municipal, impondo regras dentro do mercado.

“Não identificamos transparência nos gastos da Associação. Não houve prestação de contas e tampouco clareza sobre os recursos arrecadados. Além disso, a Associação definia valores sem qualquer alinhamento com a Prefeitura e pressionava os permissionários, ameaçando retirar seus ‘pontos’ em caso de inadimplência, o que está completamente fora das suas atribuições”, explicou Brunini.

Na ocasião, o prefeito determinou que serviços coletivos, como a limpeza da área interna e externa do mercado, passem a ser realizados diretamente pela Prefeitura de Cuiabá. Ele também anunciou a instalação de câmeras de segurança no local.

Brunini informou que será feita uma auditoria nas taxas pagas pelos permissionários, com o objetivo de padronizar a administração do ponto turístico. “Os feirantes pagam uma taxa com base no metro quadrado utilizado. A partir do histórico dessas taxas, vamos identificar quem utiliza mais ou menos espaço”, afirmou.

Para assegurar a sustentabilidade ambiental do mercado, o prefeito garantiu a retomada do serviço de coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos provenientes de obras realizadas no espaço.

Comente esta notícia