icon-weather

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 15h:45 - A | A

MARCO NA FORMAÇÃO SUPERIOR

Ministro comunica senador sobre a aprovação do primeiro curso de medicina para o Araguaia

Após reunião no Palácio do Planalto em 4 de setembro, portaria que autoriza instalação do curso foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União

Da Redação

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comunicou o senador Jayme Campos (União-MT) sobre aprovação e autorização para instalação do primeiro curso de Medicina para a região do Vale do Araguaia. Ele será instalado em Barra do Garças, no Centro Universitário do Vale do Araguaia.  A medida, segundo o senador, representa "um verdadeiro marco histórico" para o ensino superior de Mato Grosso “especialmente pela luta realizada ao longo de todos esses anos”. 

“Estou muito feliz e quero cumprimentar o reitor Marcelo Soller, com quem estivemos lado a lado nessa luta para consolidação desse processo e garantir que o Araguaia, em especial a cidade de Barra do Garças, pudesse ser contemplada com essa grande conquista” – disse o senador, em mensagem à população da região beneficiada. 

Uma das etapas derradeiras para consolidação do curso de Medicina em Barra do Garças aconteceu no dia 4 de setembro, quando Jayme Campos e Marcelo Soller estiveram no Palácio do Planalto. Nesse encontro com o ministro Paduilha, ocorreu a decisão do Ministério da Saúde para autorizar a abertura do curso, com  encaminhamento do pedido para análise final do MEC. 

Ao agradecer o empenho do senador Jayme Campos e de outras autoridades envolvidas, o reitor Marcelo Soller falou da importância do curso de medicina no processo de transformação das características da região. “Há 30 meses atrás começamos a trabalhar incansavelmente, sonhando com o curso de Medicina, para que hoje pudéssemos comemorar essa realidade. Gratidão a toda a equipe do Univar” – disse. 

Neste primeiro momento, serão ofertadas 49 vagas para o curso de Medicina. As inscrições para o vestibular já estão abertas e podem ser realizadas pelo site do centro universitário  até o dia 1º de novembro. O processo seletivo será feito por meio da nota do Exame Nacional de Ensono Médio  (edições a partir de 2014) ou para portadores de diploma de graduação. As aulas terão início no dia 11 de novembro de 2024.

Comente esta notícia