A luta contra a exaustiva escala 6x1 se intensifica no Brasil, com trabalhadores e movimentos sociais se unindo pela redução da jornada de trabalho. Manifestantes de Cuiabá se unem aos demais no resto do país em movimentos programados para atos nestas quinta (14) e sexta-feira, em pontos e locais diferentes da cidade.
Os eventos serão realizados em pontos centrais da cidade de Cuiabá. Nesta quinta, o ato acontecerá na Praça Alencastro, às 18h. Já na sexta, feriado do Dia da Proclamação da República, a mobilização será na Praça Ipiranga, às 9h.
As manifestações visam chamar a atenção da população e das autoridades para o desgaste enfrentado pelos trabalhadores brasileiros, que buscam um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado.
A escala 6x1, na qual o trabalhador e a trabalhadora atuam por seis dias seguidos e descansam apenas um, tem sido alvo de críticas por seu impacto na saúde física e mental dos profissionais.
A campanha pelo “Fim da Escala 6x1” e pela “Redução da Jornada” reforça a necessidade de avanços nos direitos trabalhistas e o professor e vereador Robinson Cireia (PT) convida todos para participarem e apoiarem essa causa.
De Mato Grosso, dois deputados federais já assinaram a Proposta de Emenda à Constituição que visa rever o esquema de trabalho no país. São eles Emanuel Neto (MDB) e Gisela Simona (União).