A profissão farmacêutica possui uma rica história. Atualmente, os farmacêuticos atuam em diversas áreas, incluindo farmácias comunitárias, hospitais, laboratórios de análises clínicas, indústria farmacêutica, pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, entre outras. Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), os farmacêuticos podem escolher entre 10 linhas de atuação para ingressar no mercado de trabalho, tais como alimentos, análises clínico-laboratoriais, educação, farmácia, farmácia hospitalar e clínica, farmácia industrial, gestão, práticas integrativas e complementares, saúde pública e toxicologia.
Novos desafios
A desinformação tem sido um desafio para os farmacêuticos. Combater as fake news e orientações desprovidas de fundamento científico é um trabalho que exige cada vez mais atenção. Para Andreia Cavalcante da Silva, diretora de qualidade do Laboratório Teuto, o profissional dessa área desempenha um papel essencial no combate à desinformação em saúde, agindo como uma fonte confiável de informações baseadas em evidências.
“Ele educa e conscientiza a população, promovendo campanhas e desmistificando temas polêmicos como vacinas e medicamentos. Além disso, verifica notícias falsas, orienta sobre fontes confiáveis e utiliza tecnologias, como redes sociais, para disseminar conteúdos corretos”, pontua. Andreia explica ainda que, em parceria com entidades de saúde pública, o farmacêutico reforça a comunicação clara e acessível, garantindo ética e responsabilidade em suas orientações. Sua atuação protege a sociedade dos perigos da desinformação e promove escolhas informadas para um ambiente de saúde mais seguro.
A presença do farmacêutico é essencial para garantir o uso racional de medicamentos, prevenir o consumo irregular desses produtos e promover a adesão aos tratamentos prescritos. Durante a pandemia de COVID-19, esses profissionais desempenharam papel fundamental na realização de testes rápidos, orientação à população e apoio no desenvolvimento de vacinas.
A valorização do farmacêutico se reflete na ampliação de suas atribuições e no reconhecimento de sua importância no sistema de saúde brasileiro. A celebração do Dia do Farmacêutico destaca a necessidade de reconhecer e apoiar esses profissionais que, diariamente, contribuem para a promoção da saúde e qualidade de vida da população.
Teuto
Os farmacêuticos têm espaço de destaque no Laboratório Teuto, com profissionais entre os mais gabaritados do Brasil e atuação direta no desenvolvimento de medicamentos e controle de qualidade, entre outras atividades.
Na última semana, o Laboratório Teuto e a MediPharm Labs Corp, fabricante global de cannabis de grau farmacêutico, firmaram acordo para a comercialização de dois medicamentos com base em canabidiol no Brasil, já com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Este é mais um exemplo do trabalho farmacêutico de sucesso, seja na produção, na escolha da empresa parceira, nos padrões de controle e distribuição e nos demais elos da cadeia produtiva “O Brasil exemplifica perfeitamente um grande mercado complexo, e somos muito afortunados por termos uma parceria de longo prazo com o Teuto", afirmou David Pidduck, CEO da MediPharm Labs. O executivo acredita que, quanto mais elevado o nível regulatório e mais complexos e específicos os padrões de qualidade em um país, melhor é para a MediPharm.
Para o CEO do Teuto, Marcelo Henriques, a colaboração visa ampliar a oferta de cannabis medicinal no Brasil, com foco em cuidados paliativos e tratamentos relacionados ao sistema nervoso central. "A parceria com a MediPharm permitirá que o Teuto cresça mais rapidamente nesse mercado, oferecendo produtos de espectro total com a mais alta qualidade para pacientes brasileiros que precisam", declarou.
Espera-se que os primeiros embarques sejam realizados no início do ano, após a obtenção das licenças de importação e exportação emitidas pela Anvisa e pela Health Canada."
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. Sinônimo de qualidade e confiança, a companhia proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, valoriza a responsabilidade socioambiental e reafirma que “Se é Teuto, é de confiança”.