icon-weather

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025, 14h:26 - A | A

VISITADA POR LULA

MPF investiga implantação de Polo de Saúde Indígena em aldeia do Xingu

Medida foi tomada com base em denúncia que apontou possíveis irregularidades na instalação da unidade de saúde indígena

Da Redação

A procuradora da República Ludmila Bortoletto Monteiro, do Ministério Público Federal (MPF), instaurou procedimento administrativo para acompanhar as ações do Poder Público destinadas à construção e implantação de um Polo Base de Saúde Indígena na Aldeia Piaraçu, do povo Kayapó, no Parque Indígena do Xingu. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15).

A medida foi tomada com base em denúncia que apontou possíveis irregularidades na instalação da unidade de saúde indígena. O MPF considera que o acompanhamento é necessário para garantir que os direitos das comunidades indígenas sejam respeitados e que as políticas públicas voltadas à saúde indígena sejam efetivamente implementadas.

O presidente Lula (PT) esteve no início do mês na aldeia Piaraçu, que fica na Terra Indígena Capoto-Jarina, onde mora o cacique Raoni Metuktire. Em sua visita, Lula reafirmou seu compromisso de garantir os direitos indígenas, demarcar terras, retirar invasores e a reconstrução da política indigenista.

A implantação de uma base de saúde no local é considerada estratégica para ampliar o acesso a serviços básicos de saúde e fortalecer a atenção primária nas comunidades da região.

Comente esta notícia