icon-weather

Domingo, 13 de Abril de 2025, 10h:56 - A | A

UM HOMEM DE HISTÓRIAS

Humberto Bosaipo, do anonimato ao domínio

Da Redação

Oriundo de Barra do Garças e diante da ascensão dos políticos da região do Araguaia, Humberto Bosaipo, soube aproveitar cada oportunidade para ingressar na política mato-grossense, sendo eleito por 5 mandatos consecutivos deputado estadual e se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Bosaipo se tornou um dos políticos mais influentes do Estado na década de 1990 e início dos anos 2000, fruto de uma boa relação com a família Campos.

 

O Início

Natural de Goiânia-GO, Humberto Bosaipo mudou com a família para Barra do Garças. Atuando no movimento estudantil, dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), despertou gosto pela política.

A oportunidade começou a surgir quando em 1979. A região do Araguaia elege Evaristo Roberto Vieira Cruz como deputado estadual. E já em 1982, o ex-prefeito de Barra do Garças, Wilmar Peres de Farias, foi eleito vice-governador na chapa com Júlio Campos.

Bosaipo se torna assessor de imprensa do deputado Roberto Cruz, chegando a ser diretor de Imprensa da Assembleia entre 1983 e 1985.

Sob a influência de Cruz que se tornou presidente da Assembleia em 1985, Bosaipo então assume a Secretaria de Imprensa de Várzea Grande, quando o prefeito era Jayme Campos.

Já nas eleições de 1990, quando Jayme disputa o governo e é eleito, Humberto Bosaipo também se sai vitorioso na disputa para deputado.

Bosaipo tem o apoio do Palácio Paiaguás para se tornar presidente da Assembleia pela primeira vez no biênio 1993/1994, tendo como vice-presidente Gilmar Fabris.

 Bosaipo tem grande trabalho prestado à Mato Grosso.

 

Comente esta notícia