A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada na última terça-feira (12) com a expectativa de adoção de 10 mil cartinhas em Mato Grosso. Na oportunidade, também foi lançado o Selo de Natal dos Correios, que neste ano teve como tema emissão comemorativa com ilustrações do cartunista Ziraldo.
As crianças enviam cartas aos Correios, que são triadas e disponibilizadas para que a sociedade adote os pedidos. Os Correios em Mato Grosso têm a expectativa de atender 10 mil cartinhas escritas por alunos matriculados em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além de pedidos feitos por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
O momento mais esperado da festa foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu lembrancinhas para as crianças e deu o recado: pediu para que padrinhos e madrinhas façam a adoção das cartinhas até o dia 20 de dezembro e entreguem os presentes nas agências dos Correios em Mato Grosso até o dia 31 de dezembro, data limite, mas que foi prolongada após o Natal para o recebimento dos presentes, de maneira que haja mais tempo aos padrinhos e madrinhas que adotaram cartinhas e nenhuma criança fique sem o presente.
Para adotar uma cartinha, basta acessar o Blog da Campanha (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php ) e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas nas principais agências de Correios. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega indicado no blog.
No ano passado, 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 270 mil cartinhas adotadas – cerca de 210 mil foram adotadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros como empresas e órgãos públicos em todo Brasil.