icon-weather

Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025, 19h:15 - A | A

LIMPEZA URBANA

Coleta de lixo será escalonada em quatro turnos em Cuiabá; veja cronograma

Os bairros cadastrados para os dias pares recebem o serviço às segundas, quartas e sextas-feiras. Já as regiões atendidas nos dias ímpares contam com a coleta às terças, quintas e sábados.

Da Redação

Após dias de coleta de lixo doméstico quase inexistente, a Prefeitura de Cuiabá concluiu um acordo com a empresa Locar, terceirizada responsável pela realização dos serviços. Com isso, a nova gestão, divulgou nesta terça-feira (07) o escalonamento do serviço na capital.

Os bairros cadastrados para os dias pares recebem o serviço às segundas, quartas e sextas-feiras. Já as regiões atendidas nos dias ímpares contam com a coleta às terças, quintas e sábados. E o serviço será realizado em quatro turnos ao longo do dia, garantindo a cobertura das diferentes regiões da cidade.

O primeiro turno começa às 5h da manhã, atendendo bairros das regiões norte, como Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, Jardim União, Altos do Boa Vista, Recanto da Siriema e Serra Dourada.

O segundo turno inicia às 11h, abrangendo a região central, o Distrito Industrial e parte da região sul, como Jockey Club, Condomínio Sávio Brandão, Cohab São Gonçalo, Jardim Nossa Senhora Aparecida e Jardim Comodoro.

Às 17h, as equipes do terceiro turno começam as atividades, atendendo bairros como Alvorada (às quartas-feiras), Canjica, Terra Nova, Morada do Ouro I e II, Consil, Verdão, Santa Rosa I e II, Santa Marta, Flamboyant, Osmar Cabral, Brasil 21 e Quilombo.

O quarto e último turno ocorre no período noturno, às 22h, abrangendo cerca de 26 localidades da cidade.

Acordo

Conforme a Prefeitura, a conciliação ainda incluiu o aumento da frota de caminhões coletores de lixo, passando de 23 para 27 veículos ativos, e do número de trabalhadores foi ampliado, totalizando 32 colaboradores dedicados à execução do serviço.

Ainda de acordo com a gestão municipal, uma força tarefa entre a última sexta e esta segunda garantiu o recolhimento de quase duas mil toneladas de detritos oriundos do descarte comum. Sendo que mensalmente, a Prefeitura recolhe cerca de 15 mil toneladas de lixo doméstico, e a região central da cidade sozinha gera aproximadamente 5 toneladas de resíduos por dia.

Comente esta notícia